sábado, 12 de março de 2011

Pontiac GTO


Pontiac GTO

Pontiac GTO
2005 Pontiac GTO.jpg
Construtor:GM
Produção:19641974
20042006
Antecessor:Pontiac Grand Prix
Sucessor:Pontiac G8
Classe:Muscle Car(que na maioria são carros que tem motor V8 com exceção do Dodge Viper).
Tipo de Carroçaria:coupe
Motor:V8 16 valvulas, 2 por cilindro 400 cv de potência
Caixa de velocidades:6 velocidades manual e 4 velocidades automático
Comprimento (mm):4,82 m
Largura (mm):1,84 m
Altura (mm):1,39 m
Peso bruto (kg):1689 kg
Consumo:Cidade - 8,1 km/l Estrada - 11,9 km/l
Modelos relacionados:Pontiac Firebird
Pontiac G8
Modelos similares:Vauxhall Monaro
Pontiac Tempest
Pontiac LeMans
Pontiac Ventura
Chevrolet Chevelle
Ford Galaxie
Buick Gran Sport
Designer:Jim Wangers
Pontiac GTO foi um modelo de automóvel fabricado pela montadora GM.
Ele foi o primeiro "muscle caramericano e continua sendo produzido mais de 40 anos depois do lançamento. Em 1969, chegou o temido "The Judge" ,com um pacote estético primoroso e a cor laranja. Respiros no capô, conta-giros do lado de fora do carro e o quarto-de-milha coberto em apenas 14 segundos. Agora você sabe a razão desse nome. No início da década de 1970, o bólide foi remodelado novamente. Nesta época – já utilizando o Ram Air IV como opcional – o GTO vinha de fábrica com um gigantesco motor de 7,4 litros e 69 kgfm de torque. Mas as notícias não eram nada boas para a GM. As vendas despencavam ano após ano e a crise do petróleo liquidou definitivamente o modelo. O ano de 1974 marca sua despedida.
A fábrica relançou o modelo nesse ano, equipando-o com um motor potente e adereços que remetem ao passado. Mas o GTO clássico é único. Seu estilo singular, Ram Air sob o capô e escapes duplos, fazem-no, literalmente, o juiz das estradas para sempre.
Em 1999, a Pontiac mostrou o protótipo do GTO, ao qual nunca chegou a ser produzido na vida real. Tinha algumas linhas do velho GTO.
Em 2004, a Pontiac ressuscitou o modelo GTO. Usa a base do Holden Monaro e o motor é o mesmo do Chevrolet Corvette C5. Na altura, o motor era o 5.7 litros de 8 cilindros em V e debitava 350 cavalos de potência.
Em 2005, o GTO sofreu pequenas modificações a nível estético e mecânico. Novo motor de 6 litros do Corvette C6 com 400 cavalos, novas cores, novo pára-choques frontal e traseiro, duas saídas de escapes individuais em vez de um escape com duas saídas como no modelo de 2004.
Mas contudo, a produção cessou a 14 de Julho de 2006 na Austrália, onde os Holden Monaro e os Pontiac GTO eram produzidos. Foi a partir daí o fim de vida do novo GTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário