Pontiac GTO
Pontiac GTO | |
Construtor: | GM |
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Produção: | 1964–1974 2004–2006 |
Antecessor: | Pontiac Grand Prix |
Sucessor: | Pontiac G8 |
Classe: | Muscle Car(que na maioria são carros que tem motor V8 com exceção do Dodge Viper). |
Tipo de Carroçaria: | coupe |
Motor: | V8 16 valvulas, 2 por cilindro 400 cv de potência |
Caixa de velocidades: | 6 velocidades manual e 4 velocidades automático |
Comprimento (mm): | 4,82 m |
Largura (mm): | 1,84 m |
Altura (mm): | 1,39 m |
Peso bruto (kg): | 1689 kg |
Consumo: | Cidade - 8,1 km/l Estrada - 11,9 km/l |
Modelos relacionados: | Pontiac Firebird Pontiac G8 |
Modelos similares: | Vauxhall Monaro Pontiac Tempest Pontiac LeMans Pontiac Ventura Chevrolet Chevelle Ford Galaxie Buick Gran Sport |
Designer: | Jim Wangers |
Ele foi o primeiro "muscle car" americano e continua sendo produzido mais de 40 anos depois do lançamento. Em 1969, chegou o temido "The Judge" ,com um pacote estético primoroso e a cor laranja. Respiros no capô, conta-giros do lado de fora do carro e o quarto-de-milha coberto em apenas 14 segundos. Agora você sabe a razão desse nome. No início da década de 1970, o bólide foi remodelado novamente. Nesta época – já utilizando o Ram Air IV como opcional – o GTO vinha de fábrica com um gigantesco motor de 7,4 litros e 69 kgfm de torque. Mas as notícias não eram nada boas para a GM. As vendas despencavam ano após ano e a crise do petróleo liquidou definitivamente o modelo. O ano de 1974 marca sua despedida.
A fábrica relançou o modelo nesse ano, equipando-o com um motor potente e adereços que remetem ao passado. Mas o GTO clássico é único. Seu estilo singular, Ram Air sob o capô e escapes duplos, fazem-no, literalmente, o juiz das estradas para sempre.
Em 1999, a Pontiac mostrou o protótipo do GTO, ao qual nunca chegou a ser produzido na vida real. Tinha algumas linhas do velho GTO.
Em 2004, a Pontiac ressuscitou o modelo GTO. Usa a base do Holden Monaro e o motor é o mesmo do Chevrolet Corvette C5. Na altura, o motor era o 5.7 litros de 8 cilindros em V e debitava 350 cavalos de potência.
Em 2005, o GTO sofreu pequenas modificações a nível estético e mecânico. Novo motor de 6 litros do Corvette C6 com 400 cavalos, novas cores, novo pára-choques frontal e traseiro, duas saídas de escapes individuais em vez de um escape com duas saídas como no modelo de 2004.
Mas contudo, a produção cessou a 14 de Julho de 2006 na Austrália, onde os Holden Monaro e os Pontiac GTO eram produzidos. Foi a partir daí o fim de vida do novo GTO.
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